Marvel Legends Crystar não é uma figura que eu esperava que existisse há um ano; muito menos como o primeiro brinquedo que analiso em 2024. Mas aqui estamos, e aqui está o príncipe de Crystalium. Ele é uma das inclusões mais bizarras e improváveis de todos os tempos na série Hasbro Marvel Legends, mas vale a pena começar o ano novo com este Guerreiro de Cristal?
Aparecendo originalmente como um personagem de quadrinhos vinculado a uma futura linha de brinquedos (que no final das contas foi um fracasso) em 1982, você pode pensar que Crystar já seria um personagem há muito esquecido. E para o grande público ele certamente é. Mas muitos fãs de quadrinhos ainda se lembram com carinho de The Saga of Crystar, Crystal Warrior, quatro décadas ou mais depois.
Enquanto a linha de brinquedos He-Man e os Mestres do Universo foi lançada em 1981 e foi um sucesso espetacular, a linha de bonecos de ação Crystar da Remco seria lançada um ano depois e seria um fracasso no outro extremo do espectro. Mas mesmo assim, o mundo de Crystar foi (muito) ocasionalmente revisitado nos quadrinhos da Marvel. Com uma origem única como essa, acho que Crystar é muito adequado para uma série de brinquedos intitulada “Legends” da Marvel.
Crystar vem na embalagem de retorno, o que é uma sorte para ele, já que este é um brinquedo que será vendido para a maioria dos compradores com base em sua aparência, e não no apelo do nome.
Há pelo menos uma pequena biografia na caixa para dar algum contexto àqueles que não estão familiarizados com Crystar, junto com a arte dos personagens e imagens das figuras restantes da série Void Build-A-Figure. No que diz respeito à parte de trás das caixas de bonecos de ação, acho que isso é praticamente perfeito.
Junto com algumas pernas para aquele selvagem e louco Marvel Legends Void BAF, Crystar vem com duas mãos extras e versões atualizadas da espada translúcida e do escudo que veio com seu antecessor vintage de 1982. Que nostálgico!
Eu tenho uma fraqueza por bonecos de ação claros (comprei muitos hologramas Jedi naquela época que agora estão preenchendo uma lixeira em algum lugar), então sempre estive destinado a gostar deste Crystar de 6”. A maior parte de seu corpo é moldada em um lindo plástico azul transparente (com o restante em plástico vermelho normal).
Nem toda figura precisa ter toneladas de pintura magistral para ficar linda, e ML Crystar é um exemplo claro (sem trocadilhos) disso. Acho que Crystar parece especialmente habilidoso empunhando sua espada e escudo tipo He-Man. Se alguma lenda da Marvel já pareceu um retrocesso dos anos 80, é esta.
Não apenas seu corpo cristalino é angular em todos os lugares, mas até mesmo as botas, o cinto e o capacete da figura do Crystar Legends têm decorações nítidas como diamantes e asas. O diamante transparente complementa especialmente bem o cinto pintado.
A mão aberta, o punho e as mãos que seguram a espada e o escudo de cristal abrem uma ampla variedade de poses para exibição. É difícil errar em qualquer pose, já que Crystal parece legal basicamente, não importa o que aconteça. Em termos de qualidade, todas as juntas do ML Crystar são agradáveis e apertadas e os acessórios se fixam perfeitamente e permanecem no lugar perfeitamente.
Marvel Legends Crystar também tem articulação quase perfeita, com joelhos e cotovelos sem alfinetes, abdominais bem camuflados, pivôs de tornozelo e uma cabeça com dobradiça esférica com uma enorme amplitude de movimento. Estou indeciso com a omissão dos ombros de borboleta, já que essas articulações seriam ótimas para poses mais dinâmicas de espada e escudo, mas provavelmente comprometeriam a estética do brinquedo.
Geral: Por mais improvável que a Hasbro tenha feito um brinquedo para o mercado de massa desse personagem, não há como negar que Crystar Marvel Legends tem muito charme. Mesmo que ele tenha nascido (mais ou menos) no mesmo ano que eu, não tenho muito apego a esse personagem de fantasia. Mesmo assim, Marvel Legends Crystar é uma excelente figura geral e um bom pontapé inicial para o novo ano.