UM LINHA SINISTRA
MUTANTE X 2000 ANUAL (MARVEL COMICS)
“Em outro lugar – em outra vida – Alex Summers liderou uma equipe de mutantes em uma batalha contra a opressão. Seus métodos eram extremos, suas táticas questionáveis, mas – em sua alma – ele sabia que estava lutando por um bem maior.
Agora essa alma foi transferida para outro mundo, e Summers, também conhecido como Havok, se viu vivendo uma mentira, aliado a uma equipe de mutantes que são versões sinistras e paralelas de seus amigos e familiares. É para este lugar novo e sombrio que Havok veio, onde ele permanece como um homem sozinho… um mutante sozinho. Alex Summers é o Mutante X.
Tenha medo dele. Medo por ele.
Há 25 anos, a Marvel Comics lançava Mutante X, um spinoff de X liderado por Havok. Recentemente, cheguei a uma série completa da série, e agora vou relê-la uma vez por semana, e vocês podem vir junto!
E estamos de volta, esta semana com uma edição que eu não senti falta quando deveria ler… olha, pessoal, os Anuários na verdade não têm a data de capa impressa neles, e eles não funcionaram na narrativa real, então é fácil perdê-los e não perceber. Então, vou consertar isso agora e dar uma olhada em uma história centrada em Gambit e Bloodstorm. Ah, que bom. Meus favoritos.
A QUESTÃO EM SI
O anuário de 2000 Mutante X foi “datado de capa” de abril de 2000. Tem história e arte de Howard Mackie, Colleen Doran, Scott Elmer, Andrew Pepoy, Rod Ramos e John Czop.
Bloodstorm e Gambit invadem uma instalação, já que as legendas definem a linha do tempo logo após Ororo deixar os X-Men. Os dois brincam enquanto passam pelas armadilhas. Eles abrem uma grande porta e descobrem The Fallen por trás dela. The Fallen revela a Gambit que Ororo é um vampiro e apresenta a dupla à Guerra. Eles lutam, e Gambit e Ororo fogem, avançando para dentro das instalações. À medida que avançam, Ororo relembra sua transformação em vampira. Eles chegam ao seu objetivo, uma sala onde duas crianças são mantidas em êxtase. Os Cavaleiros alcançam e Gambit é mortalmente ferido. Ororo o transforma em vampiro para salvar sua vida, e eles fogem com as crianças, encerrando a primeira “parte”. Na segunda parte, Gambit luta com seu novo vampirismo e foge, após desejar que Ororo o tivesse deixado morrer. No French Quarter, uma dupla de ladrões ataca uma jovem, que se revela membro dos assassinos. Foi uma armação e os outros Assassinos atacaram. Os Assassinos são eliminados por Gambit, que então ataca a mulher. Gambit se reúne novamente com Ororo e as crianças. Ororo parte e Gambit se encontra com o homem que o contratou: Sinistro. Sinistro pega o menino e ordena que Gambit se livre da garota. Gambit se recusa e a leva para si, enquanto Sinistro se dirige ao menino como “X-Man”.
O último ano se concentrou em construir um pouco mais o universo e construiu um punhado de novos personagens. Este é muito mais recauchutado. Vemos novamente Ororo em seus primeiros dias como vampira, que parece ser praticamente igual a sua contraparte atual. Há também algumas coisas que não parecem estar de acordo com seu último flashback, já que este a retrata como tendo boas relações com os X-Men quando ela partiu. O que ela e Gambit estão fazendo é mal definido, assim como o relacionamento entre eles. Temos outra aparição dos Decaídos, que, como Bloodstorm, parece estar quase na mesma situação que atualmente. A estrutura de duas partes da história é estranha, porque a segunda parte apenas capta momentos de onde a primeira terminou, fazendo com que parecesse que toda a separação era desnecessária. No final, temos uma explicação mais clara de por que Gambit é um vampiro e de onde vieram X-Man e Raven… mais ou menos. A parte mais legal de tudo isso são as capas de “história alternativa” que temos no final, mostrando alguns eventos anteriores à chegada de Havok, mas elas parecem colocadas de maneira chocante no final de um livro que, de outra forma, é muito focado em uma coisa.
A ME METADE DA EQUAÇÃO
Tive muitos problemas para passar por isso. Foi em partes chato e confuso para mim. Certamente não ajuda que Bloodstorm continue sendo um personagem que eu simplesmente não entendo, e que esta seja a segunda vez em um ano que ela tenha um problema de flashback. A informação fornecida por esta história é mínima, uma vez que se trata de coisas que já sabíamos em grande parte, o que me faz sentir que quer ser um estudo de personagem, mas há muito pouco crescimento ou interação real do personagem. Então, em última análise, é uma história extra longa sobre como Gambit se transformou em vampiro, e nós realmente precisávamos disso?
Eu consegui toda essa corrida na minha parada habitual de quadrinhos, Comix Cósmicoentão quero avisá-los aqui, porque foi uma ótima descoberta.