A CHAVE
MUTANT X ANUAL 2001 (MARVEL COMICS)
“Em outro lugar – em outra vida – Alex Summers liderou uma equipe de mutantes em uma batalha contra a opressão. Seus métodos eram extremos, suas táticas questionáveis, mas – em sua alma – ele sabia que estava lutando pelo bem maior.
Agora que a alma foi transferida para outro mundo, e Summers, também conhecido como Havok, se viu vivendo uma mentira, aliado a uma equipe de mutantes que são versões sinistras e paralelas de seus amigos e familiares. É para esse lugar novo e sombrio que Havok chegou, onde ele se coloca como um homem sozinho… um mutante sozinho. Alex Summers é o Mutante X.
Tema-o. Tema por ele.”
Há 25 anos, a Marvel Comics lançou Mutante Xum spinoff de X liderado por Havok. Recentemente, comecei a ler a série completa, então agora vou reler a série uma vez por semana, e vocês podem vir comigo nessa jornada!
Esta semana, o fim se aproxima, com a chegada do Beyonder para o penúltimo capítulo do universo Mutant X, em “The Key!”
A QUESTÃO EM SI
Anual de 2001 de Mutante X foi “data de capa” de maio de 2001. Era texto de Howard Mackie, lápis de James Fry, tintas de Andrew Pepoy, cores de Gina Going e letras de Lysa Hawkins, com capa de Tom Raney.
No núcleo da Terra, Beyonder drena a força vital restante do cadáver do Capitão América. À medida que o planeta acima começa a ser dilacerado pelas forças da batalha de Cap e Havok na última edição, o Beyonder vê o planeta como pronto para a destruição. Beyonder usa a força vital do corpo de Cap para se informar sobre o que aconteceu durante seu sono (e também para recapitular os leitores sobre o que aconteceu no livro até este ponto). Ele determina que precisa do poder de Havok para realizar seus objetivos vagos, sejam eles quais forem. Enquanto isso, os X-Men retornam da lua despedaçada, protegidos pela blindagem magnética de Magneto. À medida que Beyonder retorna à superfície, ele fala sobre a versão deste universo das Guerras Secretas, enquanto procura por Havok para agir como sua chave. Ele usa seu poder para acalmar a destruição da Terra, antes de se perguntar o que torna Havok tão especial para exercer o poder que ele exerce. Naquele momento, Havok está sendo drenado por Drácula (como você faz), mas os Seis intervieram. Antes que uma batalha possa realmente começar, todas as partes são derrubadas por algum tipo de ataque psíquico. Beyonder continua a explorar o mundo, agora anunciado como um salvador. Ele é condenado como um falso deus por um Donald Blake perturbado e desgrenhado, que é excitado pela multidão. Blake é salvo pela chegada oportuna do Homem-Aranha, que é rapidamente acompanhado pelo Demolidor e a Legião Letal. Beyonder faz um trabalho rápido da Legião, deixando apenas o Homem-Aranha. De volta ao castelo, os Seis acordam e levam Havok para o laboratório médico, enquanto se perguntam o que aconteceu com Drácula, que observa de longe. Drácula percebe que Havok é a chave para… o que quer que o Beyonder queira e decide que ele também quer… o que quer que seja. Os X-Men retornam à Terra, chegando ao castelo, e eles e os Seis são acompanhados pelo Doutor Estranho, que diz a todos que o Beyonder não deve chegar até Alex. O Beyonder é enfrentado por um exército de heróis, todos os quais ele rapidamente elimina. Havok continua a vagar pelo vazio, enquanto Scotty tenta contatá-lo. Enquanto Scotty trabalha, as forças combinadas dos Seis e dos X-Men tentam segurar Drácula, resultando na maioria das mortes dos X-Men. Gambit pega uma das naves e foge, deixando os outros se defenderem sozinhos, enquanto Ororo e Elektra fazem o melhor para proteger Alex e Scotty. Ororo é incapaz de enfrentar Drácula diretamente, deixando Elektra se matar com uma granada na tentativa de derrotar Drácula. Não funciona, mas quando Drácula está prestes a drenar Scotty, Alex acorda e explode o Conde, que conta a todos que está apenas começando. O Beyonder sai vitorioso de todas as suas batalhas, pronto para seguir seu caminho até Havok.
Hooo boy, tem muita coisa acontecendo aqui, especialmente porque eles decidiram que duas edições antes de tudo isso acabar era um bom momento para alguma construção de mundo. Conforme o Beyonder desperta, somos presenteados com uma página inicial nos mostrando muitos dos habitantes do Mutant X ‘verso, apresentando os rostos de retorno de Man-Spider, Doom, Dr. Strange e Namor, além de versões ajustadas do Lizard, Absorbing Man, Wonder Man e Titania. Também temos a Lethal Legion, que tem seu próprio conjunto de personagens ajustados. Eu realmente amo o Daredevil que é uma combinação inteligente do DD da Marvel com o design do velho herói da era de ouro, e eu quero saber mais sobre o personagem que eu só posso me referir como “Lobisomem do Cavaleiro da Lua”. Eu não saberei mais, é claro, porque toda a Legion é eliminada duas páginas depois. Eles se saem melhor, eu suponho, do que o exército de heróis que enfrenta Beyonder mais tarde na edição, que nem chegam ao fim de sua própria página inicial. Nenhum desses personagens tem um nome realmente mencionado, veja bem, e isso nem sequer toca nos personagens que retornam, como os Defensores do primeiro anual, que fazem a resistência final contra o Beyonder nesta edição. Há tanta coisa acontecendo que, honestamente, é um pouco fácil se perder. A maioria dos X-Men parece estar morta no final da edição. Elektra definitivamente também está morta. E… talvez Jean? Não está muito claro.
A METADE EU DA EQUAÇÃO
Saí da última edição esperando talvez um pouco de clareza sobre o que estava acontecendo. Esta edição vai a toda velocidade na direção oposta, jogando quase todos os personagens que vimos antes na mistura, mais *todos* os novos, o que é, tipo, bacana do ponto de vista do serviço de fãs, mas também *incrivelmente* confuso. Senti que Drácula foi demais na última edição, e sinto que Drácula é mais demais nesta edição. Não precisávamos de duas ameaças de fim de mundo para a equipe enfrentar, e tê-las as duas torna tudo ainda mais instável. Mas, estamos na reta final agora, então tudo o que podemos fazer é pousar essa coisa, certo? Certo.
Eu consegui essa corrida inteira na minha parada habitual de quadrinhos, Quadrinhos Cósmicosentão eu quero dar um alô para eles aqui, porque foi uma descoberta muito boa.