VOCÊ DIZ QUE QUER UMA RESOLUÇÃO?

MUTANTE X #31 (QUADRINHOS DA MARVEL)

Mutant X Releia #33: Você diz que quer uma resolução?

“Em outro lugar – em outra vida – Alex Summers liderou uma equipe de mutantes em uma batalha contra a opressão. Seus métodos eram extremos, suas táticas questionáveis, mas – em sua alma – ele sabia que estava lutando por um bem maior.

Agora que a alma foi transferida para outro mundo, e Summers, também conhecido como Havok, se viu vivendo uma mentira, aliado a uma equipe de mutantes que são versões sinistras e paralelas de seus amigos e familiares. É para esse lugar novo e sombrio que Havok chegou, onde ele se coloca como um homem sozinho… um mutante sozinho. Alex Summers é o Mutante X.

Tenha medo dele. Medo por ele.

Há 25 anos, a Marvel Comics lançava Mutante X, um spinoff de X liderado por Havok. Recentemente, cheguei a uma série completa da série, e agora vou relê-la uma vez por semana, e vocês podem vir junto!

Esta semana, descobrimos o que diabos está acontecendo com o Capitão América… e também, talvez entre em conflito com o que anteriormente *pensávamos* que estava acontecendo com o Capitão América em “Você diz que quer uma resolução?”

A QUESTÃO EM SI

Mutante X #31 é datado de maio de 2001 e tem história e arte de Howard Mackie, Ron Lim e Andrew Pepoy, cores de Gina Going, cartas de Chris Eliopoulos e capa de Michael Golden.

Nas profundezas do núcleo da Terra, o Beyonder dorme. Enquanto isso, na fronteira canadense (segue perfeitamente normal), Havok, Logan e Jean enfrentam as forças do governo canadense. Logan e o Professor discutem, mas um Capitão América, anteriormente catatônico, começa a se agitar de raiva, proferindo palavras chauvinistas, chamando o exército de inimigos do estado. Ele começa a ficar pesado, quando o Professor o reconhece como o único supersoldado americano bem-sucedido, um homem cujos poderes mutantes latentes causaram um desastre. Cap, que aparentemente explodiu, entra na mente do Professor, enquanto os outros não conseguem fazer nada além de observar. Depois de vaporizar o Professor, os poderes de Cap continuam a crescer e ele extermina o exército de supersoldados canadenses. Isso começa a despertar o Beyonder. Havok, Logan e Jean recuam, mas Havok não está disposto a deixar os Seis e os Vingadores para trás. Cap continua em espiral, virando-se para baixo e matando o Homem Gigante de Ferro. Havok retorna e distrai Cap por tempo suficiente para que os outros Vingadores se recuperem, mas Cap os vaporiza em um instante. Havok ordena que o resto dos Seis saiam e enfrenta Cap sozinho. A colisão de suas respectivas energias cria um evento cataclísmico. Vendo a lua começar a desmoronar e preocupado com Scotty, Havok é forçado a acertar Cap com um golpe mortal. As energias descarregadas são suficientes para finalmente despertar o Beyonder, que puxa os restos mortais de Cap para a Terra para estudá-los. Os Seis retornam ao seu castelo para descobrir Drácula!

A última edição foi aquela em que sabíamos que o cancelamento do livro era eminente, e esta é aquela em que você pode realmente sentir a rapidez com que o cancelamento ocorreu. A subtrama de Logan é rapidamente colocada de lado, em um esforço para dar qualquer tipo de encerramento ao arco lentamente construído do Capitão América. O resultado final é que ele é um Hulk excessivamente patriótico, eu acho? Parece que surge do nada e ficamos com pouco tempo para observar muita caracterização. O resto dos Seis são reduzidos a cenários, com Blood Storm tendo duas linhas de diálogo e ninguém mais falando. Havok consegue mais, é claro, mas as reações de todos à situação de Cap são efetivamente inexistentes. E então ele simplesmente se foi. É isso. Corte direto para o castelo, onde Drácula apareceu, para não abandonar o enredo que acabou de ser mostrado três edições anteriores. É forçado, mas tenho certeza de que há mais disso por vir.

A ME METADE DA EQUAÇÃO

Eu só sei do fim de Mutante X de passagem, então eu sei a ideia geral de para onde as coisas estão indo, mas nada além disso. Eu não estava preparado para isso. Gostei da natureza centrada no Cap das últimas edições. Este? Não sei. Sinto que não acontece muita coisa, mas também acontece muita coisa. Depois de mais de um ano esperando para descobrir qual era o acordo de Cap, ele simplesmente… acabou. Além disso, a equipe está realmente decepcionada com essa história. E, de todas as tramas para não desistir, Drácula? Realmente? Bem, veremos onde tudo isso vai dar.

Além disso, de nota especial para esta edição, há um anúncio para as figuras Mutant X exclusivas do PX que a Toy Biz lançou, que eu não sabia que havia chegado tão tarde. Há uma verdadeira comédia não apenas no fato de apenas quatro membros dos Seis terem sido lançados, mas também no fato de que dois dos quatro que eles fizeram eram personagens que não faziam parte da equipe há 20 edições até esse ponto. Para maior diversão, 23 anos depois, estamos recebendo outra figura do Mutante X, já que a Hasbro acaba de anunciar que está fazendo um Legendas Tempestade de sangue no final deste ano!

Eu consegui essa corrida inteira na minha parada habitual de quadrinhos, Comix Cósmicoentão quero avisá-los aqui, porque foi uma ótima descoberta.



Post Original